terça-feira, 24 de novembro de 2009

Grafite por todos os lados, de dentro para fora e de fora para dentro


De Dentro para Fora / De Fora para Dentro é uma mostra que ocupará o porão, mais precisamente o primeiro e o segundo subsolos, do Museu de Arte de São Paulo até o dia 5 de fevereiro. Serão 1,5 mil m² de chão e paredes preenchidos pelas obras de grandes nomes do grafite.

Ao todo serão seis murais, algumas instalações interativas, telas, fotografias e vídeos. Conheça o trabalho de grafiteiros como Carlos Dias, Daniel Melim, Ramon Martins, Stephan Doitschinoff, Titi Freak e Zezão. Com curadoria de Mariana Martins, Baixo Ribeiro e Eduardo Saretta, a exposição tem a ambiciosa meta de alcançar 150 mil visitantes. A trajetória dos artistas será contada nos vídeos a partir de seus trabalhos no Brasil e no exterior, até o momento em que passam a fazer parte do restrito grupo de expositores de galerias de arte.

Interatividade é o mote, uma vez que você poderá fazer parte da mostra deixando sua assinatura nas paredes do local. Além disso, as obras foram produzidas no próprio museu, com 700 litros de tinta látex e 600 latas de spray, além de terem sido concebidas para dialogar com o espaço.

O grafite é uma arte das ruas, que ajuda a enfeitar a cidade e, muitas vezes, tem função social, ajudando a abrir os olhos da população para problemas que geralmente não conseguimos enxergar. Diferentemente do vandalismo, o grafite é um trabalho artístico que tem os mesmos anseios de qualquer obra de arte: tornar o mundo mais belo.

A parte chata, mas não menos importante, é que, ao final da exposição, os murais grafitados serão apagados. Isso para mostrar que, apesar de belo, o grafite é uma arte efêmera. Não por culpa de quem faz, mas, com certeza, por causa de quem ainda o vê como forma de vandalismo.

SERVIÇO
Masp
Av. Paulista, 1.578

Redação Custom Editora
Especial para Terra

Nenhum comentário: