quinta-feira, 1 de abril de 2010

Back In The Days - Nairobi


Bom dia, tarde ou noite pra vc leitor dessa humilde matéria de estréia que escrevo aqui no blog. Demorei um bom tempo pra amadurecer essa idéia de escrever sobre hip hop e artes em geral, mas agora aqui estou com o pente cheio e com munição de sobra!! Meu objetivo e informar sem distorções e "achismos" a todos que se interessam pela cultura que chamamos de hip hop, e assim, ter uma noção mais apurada e uma visão menos estreita sobre ela. Muitos dizem amar o hip hop, mas mal sabem como tal cultura tomou forma e muito menos como chegou ate nós no Brasil no começo dos anos 80. Não vou postar minhas matérias dentro uma linha do tempo nem nada do tipo, vou escrevendo de acordo com minha livre e espontânea vontade. Espero poder entretê-los e informá-los com meus textos e posts que estarão aqui pra que novas gerações possam ter acesso à essência e aos "como-onde-e-porquês" do hip hop.
Faço isso por amor, por um grande senso de obrigação (no que diz respeito a passar conhecimento pra frente), e principalmente, pra manter viva a chama que deu origem a uma cultura revolucionária que exalta a paz, a igualdade racial, a originalidade e a inteligência, acima de tudo e que dominou o mundo. Desde já muito obrigado pela atenção e espero que me escrevam pedindo temas e dizendo o que estão achando dos textos. nairobi314mc@hotmail.com

Um só....

Nairobi www.myspace.com/mcnairobi


The Stretch Armstrong and Bobbito Show.


O assunto hoje é rádio. Isso mesmo! Programas de rádio que sempre informaram e propagaram novos nomes pelas ondas de FM pra muitos ouvintes na costa leste americana como em Boston, Connecticut, New Jersey, Washington , Philadelphia e, é claro, Nova Iorque, de onde se transmitiam os principais programas históricos que introduziram e formataram a cultura hip hop ao longo do tempo, entre tais programas podemos citar o meu programa favorito, que se chama The Stretch Armstrong and Bobbito Show . Vou explicar porque este programa de New York e o meu favorito :

1 - Era um programa que tinha no seu line-up emcees de ótima qualidade que emergiam no underground e ainda não possuíam contratos assinados com majors, entre os que passaram por lá antes de serem famosos estão, por exemplo : Nas, DMX, Big Pun, Jay-Z, Busta Rhymes, Fat Joe ,Cam'ron, Mase,Wu Tang Clan, Big L, Fugees, Mf Grimm, Royal Flush, Bush Babees, Casual , Kool Keith e por ai vai....

2 - Em 8 anos de programa (90-98) , que ia ao ar toda madrugada de quinta feira da 1 da manha as 5 , e por ser da radio WKCR (Radio da Universidade de Columbia) , era um programa em que se podia falar de tudo , inclusive palavrões devido ao horário , ao formato e a proposta da radio. Sendo assim, os dois apresentadores, Dj Stretch Armstrong e Bobbito Garcia, formavam uma dupla mais que dinâmica de um branquelo e um porto-riquenho de um enorme carisma, que passavam 4 horas semanais rindo com os futuros nomes de sucesso dos anos 90 entre demos exclusivas e freestyles memoráveis.

3 - Eles tiveram um papel fundamental na propagação do trabalho de ótimos artistas que ainda não tinham tido a chance de serem ouvidos por uma audiência devidamente grande, pois não tinham contratos assinados, e por isso, não tinham acesso às redes de TV. Stretch e Bobbbito tinham faro, carisma, conteúdo , um puta senso de humor e muita bala na agulha pra apresentar material quentíssimo pra toda costa leste e conseqüentemente pra muitas gravadoras que na época estavam à procura de novos artistas .

“4 - Em 1998 a revista The Source em uma edição especial de premiação concedeu ao programa o premio de ‘Melhor Programa De Radio de Hip Hop De Todos Os Tempos”, devido a sua grande importância pra indústria dos anos 90.

5 So rola som fooooda!! Pode acreditar!!


Nas no The Stretch Armstrong and Bobbito Show: DOWNLOAD!!
Este programa foi gravado no dia 28 de outubro de 1993, cerca de 6 meses antes do seu clássico disco de estréia Illmatic. A entrevista comeca aos 21 min do programa e é seguida de alguns freestyles!!
Oucam a história do rap feita por quem estava lá!! Stretch & Bobbito Show!!

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, e obrigado Nairóbi, e à rapaziada do blog, que nos trazem informações e não deixam jamais a cultura morrer!
Do caralho o primeiro post, é disso que precisamos pra que num futuro não tenhamos "amantes" da cultura por modismos e que não conhecem nada praticamente sobre a mesma!
UP!
puo...

457FM disse...

"De volta aos anos 90 com vigor de atleta "

Parabéns Nairobi, Parabéns Upgroundbeats !

Baqueta SBC disse...

massa massa
parabens pelo estudo e pela materia aqui...
é disso que precisamos