terça-feira, 20 de abril de 2010

R.I.P GURU (Gangstarr).



Créditos: http://centralhiphop.uol.com.br/site/ por Noise D.
Faleceu dia 19 de abril (terça-feira), nos Estados Unidos, o rapper e produtor Guru. O MC, de 43 anos, sofreu, no passado dia 02 de março, uma parada cardíaca que lhe causou prolongado coma. Conjugada com o estado metastásico de um câncer o qual padecia, pouco mais de um mês depois, Guru não resistiu.

Seu parceiro e DJ, Solar, em declaração afirmou: "O mundo perde um dos maiores MCs e ícones do Hip-Hop de todos os tempos. Guru sofreu de uma doença nefasta por mais de um ano, e depois de numerosos tratamentos sob supervisão médica terem falhado, o lendário MC perdeu a batalha. Guru sempre tentou manter o seu diagnóstico privado. Agora o mundo perdeu um grande homem e um verdadeiro gênio. Aos fãs que o alcançaram com amor e suporte, não posso dizer o quanto isso significou para mim e para Guru. Eu espero agora que Guru esteja num lugar melhor. Guru é um grande herói negro americano e deverá ser sempre lembrado, pois mudou o mundo para melhor. Eu saúdo meu irmão Guru! Sentiremos tremendas saudades!"

Além do trabalho memorável com o grupo Gang Starr, lançando um total de seis álbums e duas compilações, Guru desenvolveu o projeto sonoro Jazzmatazz, de grande qualidade, envolvendo artistas do Jazz e outros artistas do Hip-Hop. Foram quatro os discos lançados.

Segundo o site Sohh.com, ele deixou uma carta aos amigos e fãs. Abaixo a transcrição e tradução:

"Eu, Guru, estou escrevendo essa carta aos meus fãs e amigos ao redor do mundo. Eu tive uma longa batalha com o câncer e sucumbi a doença. Eu sofri com essa doença por quase um ano. Já esgotamos todas as possibilidades médicas. Meu leal melhor amigo, parceiro e irmão, Solar, vem estado do meu lado o tempo todo, me mantendo com o que me resta de forças. Ele esteve do meu lado em muitos hospitais, nas operações, visitas médicas e em casa cuidou de mim, quando eu já não podia mais cuidar de mim mesmo. Solar e sua família são a minha família e eu os amo profundamente e eu espero que minha família, fãs e amigos respeitem isso, não obstante quaisquer outro sentimento. O meu desejo é o que conta. Que seja dito, eu sobrevivi pelo amor da minha vida, meu filho, KC, que eu acredito, terá sua vida acompanhada de perto por Solar e sua família. Quaisquer prêmio ou tributo deverá ser aceito, organizado e aprovado em nome do meu filho por Solar, até que ele tenha idade pra decidir a respeito. Eu não desejo que meu ex-DJ (DJ Premier) faça nada vinculado ao meu nome, como eventos, tributos e etc, incluindo a utilização de meu nome em qualquer circunstância, por qualquer motivo e dei instruções aos meus advogados para fazer valer isso. Eu não tive nada a ver com ele, em vida, durante 7 anos e não quero nada em morte. Solar tem minha história de vida e está informado sobre a minha situação familiar, bem como a real razão de minha separação de meu ex-DJ. Como base fundadora do grupo Gang Starr, me sinto muito orgulhoso pelo que o Gang Starr representa ao mundo da música e fãs. Eu igualmente tenho muito orgulho da minha série Jazzmatazz e em ser como um pai para a fusão Hip-Hop/Jazz. E eu tenho mais orgulho ainda de minha liderança e esforços pioneiros no Jazzmatazz 4, por revigorar o gênero Hip-Hop/Jazz, num tempo em que a qualidade musical no mundo estava muito baixa. Solar e eu fizemos tours em lugares que eu nunca estive, antes do Gang Starr e Jazzmatazz e ganhamos reputação ao sermos considerados os melhores do planeta no gênero Hip-Hop/Jazz, assim como termos feito o maior e mais influente disco de Hip-Hop/Jazz a uma década e até agora. O trabalho que desenvolvi com Solar representa um legado para muito além deste tempo. E nós não tivemos medo de empurrar a história. Pra mim é isso que os verdadeiros artistas fazem! Como homens de honra, estivemos em meio a mentalidade pequena, a ganância e a ignorância. Nós lutamos pela integridade da música à qualquer custo, sem ganhar milhões e, por isso, estaremos sempre orgulhosos e felizes e gostaríamos de agradecer aos milhares de fãs que assistiram nossas perfomances no decorrer dos anos por todo o mundo. Meu trabalho com Solar representa um legado para muito além desse tempo e é o meu mais criativo e experimental trabalho até essa data. Eu espero que nossa música receba a atenção que merece, pois é um dos melhores trabalhos que eu fiz e representa alguns dos melhores anos de minha vida."

Se os anos 90 foram considerados a "Era de Ouro" da música Rap, muito se deve a esse MC. De timbre de voz inconfundível e excelentes flow e rima, Guru é, sem dúvidas, um dos maiores MCs da história do Hip-Hop.

Créditos: http://centralhiphop.uol.com.br/site/ por Noise D.

Nenhum comentário: