sexta-feira, 28 de maio de 2010

BACK IN THE DAYS III - Eric B & Rakim


Viciados em microfone

Em 1987, Eric B & Rakim explodiram como a melhor e maior dupla de rap de todos os tempos.
Seu lendário single de estréia (Eric B Is President/My Melody) foi a faísca que acendeu o retorno da Five Percent Nation (grupo negro de religião islâmica, do qual fez parte Malcom X). E os deuses não estavam loucos - inclusive, na época, nomear uma dupla com o nome do Dj na frente do nome do mc era uma loucura ate então inédita. Paid In Full , sua estréia em LP, foi o primeiro álbum que disse tanto aos rappers quanto aos consumidores que havia muito dinheiro para ser feito no jogo do rap.

Era muito difícil de acreditar que os dois realmente fossem ganhar muita grana, pois havia muitos acordos, como negociatas e o jabá rolando solto nas rádios - mesmo assim o álbum vendeu mais que ouro. O segundo single (I Know You Got Soul), desarmou os críticos, que de maneira equivocada, pensavam que o sucesso do primeiro single foi por pura sorte. O loop clássico de James Brown usado pelo "President" Eric B, era arrasador - em uma rima do grupo Stetsasonic havia uma referencia a faixa e ao fato de ela ter reinventado a forma de samplear o mestre do funk/soul, o que já havia se tornado uma tática batida entre os produtores da época - a rima dizia: "James Brown was old, 'till Eric and Ra came out with I Got Soul" (James Brown era batido (velho) ate Eric e Ra lançarem I Got Soul). E mesmo o álbum sendo pesado, com uma temática de rua, etc., ele não deixou de atrair o publico feminino também. A partir do momento que as pessoas entenderam o efeito que Paid In Full teve na indústria, Eric Barrier e Rakim Allah começaram a bombar com Follow The Leader, de 1988. Em todos os fliperamas se jogava Pac Man e em todos os cantos se ouvia o som implacável do single Microphone Fiend e das faixas Follow the Leader e Lyrics of Fury, o que assegurou a dupla sua posição como peças permanentes no mundo do rap.

Os beats e rimas eram muito melhores que os penteados e acessórios da moda dos anos 80 ("I'm the R'senal" - "eu sou o arsenal" - dizia Rakim com sua execução meticulosa ("I got artillery, lyrics of ammo, rounds of rhythm, then i give 'em the piano" - "eu tenho artilharia, munição literária, rounds de ritmo, e depois lhes dou o piano"). Com faixas de bpm bem mais elevado que qualquer musica em Paid In Full, Eric B & Rakim, novamente redefiniram o som do rap. Em 1990 a dupla assinou um contrato com a MCA e lançou Let The Rhythm Hit 'Em.
Eles abasteceram as massas com hits que eram pura gasolina e riscaram o fósforo: In The Ghetto e Run For Cover eram quentíssimas. O estilo deles, classificado como "Godfather Rap" (Rap de Mafioso), resume a mentalidade do "mafioso do hip hop”, abrindo as portas para grupos que viriam baseados nesta linha, como Mobb Deep, Wu-Gambinos e Nas Escobar & The Firm. "Nos não mudamos”, dizia Rakim na época, "Nos fazemos às mudanças". Rakim lançava bombas como Saddam e mesmo depois do ultimo disco da dupla Don't Sweat The Tecnique , em 1992, os rappers continuavam a levantar a bandeira da dupla. Em Latin Quarter, Union Square, ou no Roxy (importantes marcos do hip hop dos anos 80) Rakim controlava a multidão, mesmo quando nenhuma equipe de segurança conseguia fazê-lo. Ele poderia começar um golpe de estado se quisesse. Não há como comprar este tipo de respeito, pois ele e dado de acordo com o merecimento de cada um - E a dupla mais que merecia tal respeito. Depois de um intervalo de 5 anos, em 1997 Rakim Allah lançou um disco solo duplo intitulado The 18th Letter - The Book Of Life. Beats matadores e letras afiadíssimas puseram "The God”, ("O Deus" - apelido dado ao melhor emcee de todos os tempos pelos seus colegas de microfone), rapidamente de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído no ápice do mundo do rap. Apesar de muitos acharem que um artista da velha guarda não pudesse vender álbuns como já havia vendido no passado, The 18th Letter entrou nas paradas pop em quarto lugar. O álbum nos leva de volta a lugares confortáveis para nos que crescemos nas festas caseiras que duravam o fim de semana todo, e quando fumar, beber, pegar as minas era a única coisa a ser feita - e nos fazíamos. "Mama didn't raise no stupid kids - we Just did stupid things" ("Mamãe não criou garotos estúpidos - nos só fazíamos coisas estúpidas"). Rakim, juntamente com KRS-One , Big Daddy Kane e Gangstarr embalavam as tais festas que eu citei ha pouco , e eles deveriam todos receber uma medalha por longevidade.


Texto: Bonz Malone
Tradução: Nairobi www.twitter.com/nairobi314mc

Nenhum comentário: